Meadas de Outubro

Em outubro, pela internet rola um desafio diário. Para ilustradores é conhecido como inktober, para bordadeiros e bordadeiras é o stichtober. Mas é muito mais popular fora do Brasil, poucos aqui aderem. E então ao perceber a movimentação no final de setembro decidi lançar uma versão brasileira.


Vi algumas versões em inglês e percebi a temática de Dia das Bruxas, que não temos tanto a cultura aqui. Sem falar que tinham algumas palavras difíceis de se pensar em bordar.

Fui para uma versão mais simples. 31 dias de bordado seguindo a palavra ou frase do dia. Perfeito para quem quer sair do trabalho com o bordado diário, pra quem quer praticar o bordado, começar ou voltar a fazer. Poderia ser algo super elaborado, um bordado inteiro, ou como muitos optaram, uma versão mini, preenchendo um grande pedaço de tecido.


Hoje, encerrando o mês, posso dizer que estou mega feliz com o decorrer do mês e do desafio. Sei da dificuldade, da correria de todos, sei que muita gente quis e não conseguiu, muitos até começaram mas acabaram perdendo no caminho. Mas o desafio todo rolou! E imagino que ainda teremos mais uns dias bordados pela frente para concluir todos os dias.


Mas o mais legal é que teve gente que voltou mesmo a bordar, encarou o desafio para voltar para agulha, para tirar um momentinho para si. Isso vale muito! E eu achando que ia fazer o mês todos quase que sozinha. Que boba.

Todos os dias tirei uns minutos para ver os bordados com a #meadasdeoutubro. Ver como muitos dias muita gente pensou meio igual e como muita gente saiu completamente do óbvio.Foi incrível!

Pra mim não foi por like, feed bonito, crescimento, nada. Mesmo porque bagunçou tudo o feed, os likes, as sequência de crescimento com as postagens planejadinhas. Foi de proporcionar um desafio pra mim e pra quem topasse. Seria muito mais fácil se eu seguisse outubro na minha, trabalhando meus bordados, feiras e encomendas. Eu fui tentando intercalar as postagens pra não perder a linha, mesmo porque eu segui trabalhando e bordados novos saíram daqui. Mas chegou uma hora que eu contei errado, que o instagram já entendia mais nada do meu trabalho porque as fotos foram ficando diferentes.

E daí! Foi tudo genuíno e de coração. Não deu likes, vendas ou popularidade nenhuma. O que realmente importou foi a comunidade! E é isso que vale a pena nessa vida online.

Hoje, quando os primeiros desafios concluídos foram aparecendo, não contive a emoção. Sei do desafio que foi. A vida é corrida o tempo todo, problemas, família, trabalho, rotina. Tá todo mundo nesse barco louco, tentando se manter em pé de alguma forma. E ainda assim teve gente que conseguiu acompanhar e penou, assim como eu. Mas que valeu a pena! Fiquei realmente emocionada em ver tudo e feliz demais. O mês de outubro passou muito mais suave.

Então fica aqui, o meu MUITO OBRIGADA pra quem participou e pra quem acompanhou! Outubro de 2020 faremos outros? Veremos!