Comemorando o Dia do Bordado

Hoje é dia Internacional do Bordado e é em um ano tão maluco e difícil que essa arte maravilhosa cresceu ainda mais. Isso é um super motivo de comemoração! Muita gente encontrando no bordado um momento de paz e calmaria, de meditação ativa, de se expressar, de estar presente presenteando com um trabalho manual.

O bordado tem tantas abordagens, linguagens, estilos, cores, texturas. Pode ser uma simples palavra para ser lida ao acordar, pode ser uma peça de roupa para estilizar, pode ser uma toalha, um caderno, um quadro emoldurado, uma tapeçaria, almofada, tênis. Pode misturar técnicas da arte, ganhar tinta, pontos de crochê, colagem, patchwork, aplicação.

O bordado é uma arte com tantas possibilidades e com um custo muito baixo pra começar. E ainda com tanta gente vendendo kits prontinhos com tecido riscado, as linhas, agulha e até uma tesourinha. Fica muito mais fácil começar. Tem muito vídeo no YouTube, tem foto com passo a passo, tem livros e é claro, tem curso online.

Eu acho lindo ver tanta gente começando, encontrando seu momento, testando suas habilidades, encontrando no bordado um novo hobbie, um passatempo. O bordado livre não tem exigência nenhuma, não precisa aprender mil coisas, ter aparatos, ter ateliê ou uma área livre para bordar. Dá pra ser no seu lugarzinho no sofá, sentada na cama, naquele cantinho de sol da casa, na grama do quintal, na rede, até no carro (se você não passa mal). É livre! Não tem regra de que pontos você precisa saber pra criar um bordado inteiro. Não tem regra de cores, de tipos de linha ou tamanho de agulhas.

Para bordar, basta querer e ter vontade de fazer, errar, repetir, aceitar avessos bagunçados, aceitar os primeiros bordados esquisitos, arrumar no bordado seguinte. Testar outra agulha, testar outro tecido, outro fio. Não se sentir presa à teoria, à receita.

É o momento perfeito para sentir-se livre com o que temos em mãos não é?

Feliz dia do bordado, pra quem borda, pra quem tá acompanhando pra começar a bordar, pra quem admira a arte do bordado.